Vidro

Características do Vidro Temperado

Para quem anda pesquisando, o Vidro Temperado possui resistência térmica cerca de cinco vezes maior que a  do vidro comum, com espessuras iguais.

Ele é considerado como um vidro de segurança, além de ter mais resistência mecânica, protegendo o usuário contra acidentes e danos mais graves, em caso de quebras, quando comparado ao vidro comum. 

Quer saber mais sobre esse tipo de vidro que vem tomando conta da área de arquitetura? Continue lendo nosso post com suas principais características e confira!

Mapa de conteúdo

O Vidro Temperado é sinal de segurança e eficácia para seus projetos

Com uma alta resistência mecânica, ou seja, uma alta capacidade de suportar esforços sem sofrer deformações, o temperado é o vidro do tipo que não pode ser cortado, furado ou partido. 

Apesar de ser mais rígido que o vidro laminado, por exemplo, em caso de quebra total, o Vidro Temperado se fragmenta em pequenos pedaços pouco cortantes, podendo ser removidos com maior facilidade e segurança.

Justamente por isso, ele também pode ser utilizado em aplicações estruturais autoportantes, sem a necessidade de caixilhos.

Nós, da Construção em Vidros, comercializamos Vidros Temperados fabricados dentro do mais rigoroso controle de qualidade e de acordo com a norma ABNT NBR 14698 – Vidros de Segurança.

 

 

 

Como é feita a fabricação do Vidro Temperado?

Em relação ao tratamento térmico de têmpera, o Vidro Temperado consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico) para ser resfriado bruscamente.

 

 

 

Como dissemos anteriormente, o Vidro Temperado consiste em uma chapa de vidro comum submetida a um processo de aquecimento, à altíssimas temperaturas, seguido por um resfriamento brusco. Esse choque térmico gera uma constrição das faces externas, e uma expansão das faces internas. Assim, é produzido um material muito superior comparado ao vidro regular em dureza e resistência sem perder transparência ou cor.

Como o material passa a ser menos maleável, os recortes e furações representam a primeira etapa do processo de temperamento do vidro.

 

 

Como é feito o temperamento do vidro?

No temperamento químico, as chapas ganham resistência por meio dos óxidos de compreensão nas zonas superficiais do vidro e correspondentes altas tensões de tração no centro dele, além de ser imerso no nitrato de potássio derretido.

Ambos os processos são irreversíveis, logo, o vidro temperado não pode ser furado ou lapidado, pois, quando quebrado, fragmenta-se em pedaços pequenos, pouco cortantes. É ideal para aplicações que necessitam de durabilidade, resistência e segurança, como os boxes de banheiro.

Onde o vidro temperado pode ser aplicado?

Na construção civil, o vidro mais comum é o temperado, que também é o mais utilizado na indústria automotiva. Inclusive, o uso dele é obrigatório nos vidros laterais e traseiros dos veículos.

Na arquitetura, é muito comum o vidro ser usado para a instalação de tampos de mesa, prateleiras e pias, pois garante maior praticidade na hora da limpeza. 

Quem contratar para o melhor uso e instalação do Vidro Temperado?

Nós da Construção em Vidros possuímos uma equipe especializada, que desenvolve soluções em vidro, para otimizar seu ambiente e garantir segurança para quem estiver nele. Desde o projeto inicial até a entrega, nossos colaboradores possuem boas técnicas no uso do vidro que mais se adequa ao seu projeto.

O que você achou sobre o nosso artigo? Nos diga sua opinião e leia mais sobre decorações e formas de utilizar vidros na sua casa em nosso blog para saber mais! 

Compartilhar
Leave a Comment
Publicado por
Danieli
Tags: ConstruGlass Resistência Vidro Vidro Temperado