Vidro

Será que o Corrimão de vidro é seguro?

O corrimão de vidro, também conhecido como guarda-corpo, sempre assumiu modernidade, leveza e segurança aos projetos de escadas e guarda-corpos e esse material vem ganhando espaço nas aplicações em escadarias.

 Na mesma proporção, tal avanço pode ser visto também em seus acessórios e sistemas de fixação, caso em que os corrimãos desempenham importante papel.

É comum nos questionarmos se o corrimão de vidro é seguro, pois é um elemento que, quando estilizado, pode fazer toda diferença no estilo do ambiente. Não fique com dúvidas, esclarecemos para você!

Mapa de conteúdo

Por que escolher o corrimão de vidro

O corrimão é uma peça muito útil e estilosa para usar como decoração do ambiente e, por ser feito de vidro temperado, com estruturas fixas e bastante duráveis, aumenta a segurança do lugar. 

Além disso, a peça pode assumir diversos acabamentos e o ideal é que acompanhe o estilo da escada ou do ambiente como um todo. Segundo arquitetos renomados, uma das inovações que acompanha o corrimão é a sua fixação diretamente no vidro (podendo ser temperado), na parte superior ou fixados através de suportes na lateral. 

Peças bem projetadas e acabadas acabam sendo os principais diferenciais dos sistemas, além da resistência a impactos e cargas.

Confira outros benefícios que te farão escolher o corrimão de vidro para decorar o seu ambiente.  

 

Se você está pensando se deve ou não escolher o corrimão de vidro, saiba 4 motivos para aderir a ele

 

1. Acrescenta um toque a mais de beleza aos imóveis.

Isso acontece porque o vidro confere um toque de elegância a mais aos imóveis onde é colocado, refletindo a luz, além de aumentar o tamanho e otimizar o visual do local. 

2. Dá um destaque à iluminação

Um dos motivos pelos quais o corrimão de vidro é bastante conhecido é justamente por esse destaque que ele dá à iluminação do ambiente.

Se você possui uma área com piscina ou jardim, o vidro também garante que você não perca a vista e mantém os locais próximos bastante banhados de luz natural. 

3. É fácil de limpar

Corredores de vidro e alumínio são conhecidos por serem fáceis de limpar em comparação com os que são confeccionados com outros materiais apresentam difícil higienização, devido justamente à complexidade na estrutura.

4. Garante uma sensação de amplitude

É uma característica da transparência transmitir a sensação de um local bem maior.

 

3 tipos de guarda-corpo

Como mencionamos anteriormente, para garantir a proteção de todas as pessoas que têm acesso à residência, principalmente ao corrimão de vidro, é preciso se enquadrar na norma de segurança NBR 14.718 — guarda-corpo, que recomenda o uso do vidro laminado.

Se o seu objetivo é garantir maior resistência para o corrimão, o vidro laminado é uma excelente opção, bem como o revestimento do solo, visores de piscinas, escadas e telhado. No entanto, dentro dessa opção de vidro, existem suas variações que precisam ser analisadas, como o temperado laminado e o aramado.

Abaixo, descubra um pouco mais sobre essas três opções de vidro:


  • Vidro laminado

Essa opção de vidro é caracterizada por uma ou mais camadas de vidros, intercalados por mais de um interlayers (camada sobreposta de outras), como o poliuretano, EVA (polímero emborrachado, flexível e componentes resistentes a água) ou resinas. Seu formato pode ser tanto plano como curvo, escolha do cliente ou a que melhor se adequar ao espaço.

  • Vidro temperado e laminado

Esse vidro, diferente de muitos outros, é feito a partir da laminação de mais de dois pedaços de vidros temperados. É um produto que tem em sua composição a qualidade e a segurança de dois produtos, tornando-o seis vezes mais duradouro.

Os benefícios não param por aí! Afinal, esse modelo de vidro consegue bloquear até 99,6% da radiação UV. Além disso, se você deseja criar inúmeras variações nesse modelo, é possível estar combinando com diferentes tipos de vidro, o que você desejar.

  • Vidro aramado

Assim como os outros vidros, esse também é classificado como seguro. É um modelo que possui uma rede metálica de malha quadriculada em composição a sua massa para obter o produto final. Por isso, é uma opção que vale a pena!

Corrimão de vidro e segurança: podem andar juntos?

Sim! Além da estética, é importante pensar na estrutura do corrimão de vidro para garantir a segurança de todo o conjunto e a peça pode ser de vidro temperado ou normal. 

De acordo com as normas de segurança NBR 9077 e 9050, a peça deve ter formato anatômico (e diâmetro de 3,5cm a 5cm para os modelos arredondados), estar a uma altura de 92cm do piso e afastada pelo menos 4cm da parede. A fixação é feita pela parte de baixo, e não pela lateral, para facilitar o correr das mãos. 

Não recomendamos o uso de vidros sem corrimão, embora essa seja uma requisição. Os consumidores chegam a assumir a responsabilidade por determinados projetos, visando transparência total. Já em projetos comerciais isso não ocorre, dados os requisitos técnicos de segurança.

Você acha que o corrimão de vidro pode trazer um ar sofisticado ao seu ambiente? Acredita que ele pode trazer segurança ao seu lar? Nos dê sua opinião, queremos saber! Caso tenha se interessado pelo guarda-corpo de vidro e queira fazer um orçamento, entre em contato conosco!

Compartilhar
Leave a Comment
Publicado por
Danieli
Tags: Corrimão de Vidro Vidro