Uma tendência que está se consolidando é o envidraçamento de sacadas e varandas de apartamentos, pois torna o ambiente mais aconchegante, reduz o barulho exterior, assim como preserva o espaço da chuva, vento e poluição.
Além disso, ele está relacionado com a segurança, além de fornecer praticidade e beleza para a sua casa.
Porém, antes de contratar o serviço, é importante verificar com o condomínio sobre as normas do edifício para manter o padrão visual da construção e, principalmente, a segurança, pois há muitos perigos que envolvem materiais inadequados e mal colocados.
Mapa de conteúdo
Como fazer o fechamento, segundo a nova norma?
Atualmente, o sistema mais utilizado é o chamado de europeu, que proporciona a abertura total do vão e pode ser instalado em qualquer tipo de sacada: côncava, convexa, reta, em grau, entre outras.
Nesse sistema, as folhas de vidro ficam alinhadas no trilho e, para abrir, precisam girar 90° e se recolher em um dos cantos. O vidro pode ir do piso ao teto ou começar a partir do guarda-corpo, dependendo da resistência da mureta original. Os materiais variam dos mais simples aos mais sofisticados.
Quantos milímetros o vidro precisa ter no fechamento da sacada?
Os materiais mais indicados são os vidros de 10 mm. Porém, no caso da altura ser menor que 1,70 metros e a instalação acontecer até o 4º andar, a espessura pode ser de, no mínimo, 8 mm.
Qual o tipo de vidro utilizar deve-se utilizar?
Para o envidraçamento de sacadas existem dois tipos de vidro chamados “de segurança”: o temperado e o laminado. A escolha do vidro correto deve ser feita com base em cálculos que consideram a região do país em que se encontra, a posição do prédio, o número de andares, etc.
Além de possuir um número grande de procura – por conta do valor e segurança – por parte dos clientes, o vidro temperado é bastante resistente ao vento e a impactos, suportando com segurança pressões de vento de todas as regiões do Brasil, até as com índices de ventos mais fortes como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo o único vidro utilizado na Europa para esse tipo de aplicação.
Cuidados na aplicação do vidro
O envidraçamento possui muitos benefícios, mas, mesmo assim, são necessários certos cuidados em sua aplicação. Somente prestadores de serviços que conhecem as normas saberão garantir o bom funcionamento do sistema de fechamento, com procedimentos essenciais, tais como medir o espaço corretamente, pois, para funcionar, o sistema precisa estar dentro do prumo, não pode estar torto, e deixar um espaço de três centímetros entre a viga superior e o gradil para que o vidro gire.
Como limpar vidros de sacadas de apartamentos?
Para limpar os vidros da sacada do seu apartamento, o produto mais recomendado é o específico para esse material, ou seja, o limpa-vidros. Antes da limpeza, lembre-se de colocar luvas de proteção e, então, borrifar a solução no objeto e enxugar com um pano toda a sua extensão.
Para manter a higienização em dia, faça esse passo a passo pelo menos uma vez por semana, além de não tocar diretamente na superfície envidraçada e, no caso de cozinhar perto dela, mantê-la sempre aberta.
Vantagens do envidraçamento de sacadas
Desde questões estéticas até segurança e mais conforto, o envidraçamento de sacadas oferece uma série de vantagens.
● Ampliação dos ambientes
Uma técnica comum que costuma ser a motivação de quem faz o envidraçamento de sacadas é a ampliação do ambiente escolhido, que geralmente é a sala de estar, o que se torna uma vantagem muito grande na hora de levar visitas.
No caso de acontecer essa integração de ambientes internos com a sacada, é preciso realizar um fechamento para que o contato com as áreas externas não seja tão grande. Sendo assim, os painéis de vidro também são ótimas opções para esse processo, já que ele veda bem sem perder a conexão visual e o recebimento de luz natural.
● Envidraçamento de sacadas é sinônimo de segurança!
Se você convive com crianças ou animais na sua casa, o sistema de envidraçamento de sacadas é mais uma garantia de segurança, quando associado às redes de proteção, já que o vidro permite um fechamento total por meio de travas, impedindo vãos que possam ficar abertos.
Além disso, a norma técnica das fachadas indica que devem ser usados vidros temperados ou do tipo laminado, porque possuem tratamentos mais seguros em caso de acidentes.
● Mais proteção contra fenômenos naturais e raios UV
Chuva e ventos podem ser contidos por esses tipos de vidro, sendo até possível escolher um tipo de envidraçamento que inclua a proteção contra os raios ultravioletas e solares, que também realiza o controle do calor e desgastes dos móveis da residência.
● Redução de ruídos
Um fechamento de vidro costuma atenuar e formar uma barreira entre os ruídos externos e internos. Se sua intenção é uma eficiência maior nesse isolamento de sons, há opções que priorizam o isolamento acústico. Isso pode ser escolhido na hora de conferir a espessura do material, no espaçamento entre os vidros e nas borrachas de vedação siliconadas.
● Possibilidades novas de espaço
Com o serviço de uma empresa especializada, o envidraçamento de sacadas permite novas possibilidades de uso para os espaços da residência, também ampliando e estendendo os lugares já existentes. No caso do vidro ser aplicado em dormitórios, ele permite criar ambientes privativos, para descanso, trabalho ou leitura, por exemplo.
Leia também: Quanto custa um fechamento de varanda com vidro?
Por que o envidraçamento de sacadas é um investimento?
As varandas com envidraçamento possibilitam uma visão ampla do ambiente externo da casa, o que deixa a casa mais confortável internamente também, além de que elas permitem a conexão com a vizinhança, não esquecendo de uma boa entrada de luz natural, segurança dos moradores e valorização do imóvel.
O fornecedor deve ser escolhido com cuidado!
A escolha do fornecedor sempre deve ser feita visando às necessidades da sua residência. É muito importante olhar com atenção a instalação do vidro e manuseá-lo depois que ela estiver sido feita, além de garantir que a medição da residência tenha sido feita pessoalmente, assegurando que as peças preencherão o lugar no qual serão instaladas.
Por fim, confirme as condições pós-instalação, porque a instalação precisa de manutenção periódica.
Como a Construção em vidro pode te ajudar?
Além de fornecer proteção de riscos para a sua família, o envidraçamento de sacadas pode desde otimizar o que você nunca deu muita atenção até te dar um espaço novo.
Então, se você está interessado nesta solução, saiba que nós, da Construção em Vidros, podemos realizar o serviço de envidraçamento de sacadas com qualidade e uma equipe especializada. Entre em contato conosco para saber mais!
Agora, se você quiser continuar vendo mais artigos sobre decoração em vidro, confira em nosso blog!