Vidro

Box para banheiro: conheça os 5 tipos e como acertar na escolha

 

O  box para banheiro é um dos principais itens na grande maioria das casas, além dos móveis planejados. O box, além de garantir mais privacidade para a hora do seu banho, ainda protege o seu banheiro e garante que ele esteja sempre seco. 

Segundo arquitetos renomados, o box surgiu com a finalidade de delimitar a área do banho, mantendo o piso do lado de fora sempre seco e evitando que a umidade se espalhe mais do que deveria dentro do local. Porém, como escolher o box ideal para o seu banheiro? Selecionamos algumas dicas para você. Continue a leitura!

Mapa de conteúdo

Box para banheiro: como escolher o ideal?

Muitas vezes, o box não é pensado com tanto carinho na hora de decorar o banheiro, mas é preciso ter em mente que escolher o modelo certo para o tamanho e estilo do banheiro é essencial para ter facilidade e funcionalidade no dia a dia e na rotina de higiene. O box para banheiro é muito mais do que um simples delimitador de área, ele pode ser um item protagonista no planejamento e na montagem do ambiente.

Existem alguns tipos de formatos e de materiais diferentes usados na composição de boxes para banheiros. Cada uma das variedades traz especificações próprias que influenciam no resultado estético e funcional do ambiente. 

Confira estes detalhes que não podem ser dispensados na hora da reforma do seu banheiro!

Quais os tipos de formato de box para banheiro?

O formato do box para banheiro deve ser pensado de acordo com o espaço disponível para ele dentro do cômodo. Além disso, é sempre bom ter em mente que o espaço da porta também deve ser somado se a mesma for de abrir, da mesma forma, a harmonização entre o estilo da peça e do restante do ambiente também devem ser levados em consideração.

  • Porta de correr

O box com porta de correr é um modelo muito comum, pois cabe em banheiros de dimensões diversas, desde os pequenos até nos maiores. Nesse tipo de box, existe uma parte de vidro fixa, junto à parede e a porta corre pelo trilho no piso e pelas roldanas na barra superior. As roldanas podem ser aparentes ou embutidas, dependendo do gosto do morador e do estilo do ambiente.

  • Porta de abrir

Esse é um modelo indicado para uso em banheiros médios e grandes. O box de abrir é um tipo que a parte fixa também fica junto à parede e a porta abre para dentro ou para fora da sua área, com o uso de dobradiças.

  • Box de quina

O box de quina ou box de canto é escolhido para banheiros pequenos. Nesses casos, como a área já é pequena, o mais comum é usar portas de correr que não ocupem espaço interno e que permita uma abertura maior no canto, com duas portas de correr em modelos quadrados ou a abertura de uma porta curva para os modelos arredondados.

  • Box do teto ao chão

Um modelo de box para banheiro bem diferente é o que fecha toda a região do banho. Embora a altura recomendada para o box seja de 1,90m, é possível variar para ter um efeito diferenciado no seu banheiro. O boxe que tem portas que vão do chão até o teto, por exemplo, ajudam a criar um efeito interessante, que combina os estilos clássico e moderno.

  • Vidro espelhado

Uma opção cheia de personalidade e que não reduz a sensação de amplitude do banheiro, é o vidro espelhado. A porta de vidro espelhado entra no conjunto de modelos que conferem sofisticação e praticidade ao ambiente.

Materiais: o box para banheiro e vidro andam juntos!

O material mais utilizado quando se trata de box de banheiro é o vidro, porém existem alternativas que podem ser utilizadas nesse cômodo, como o box sanfonado, levando em conta também o estilo do banheiro e o tipo de decoração. 

O vidro é um material resistente, pois suas variações como o vidro temperado, garantem maior durabilidade do material, e são os modelos mais usados.

Dê cor ao seu banheiro com box de vidro colorido

Se você gosta de ousar, uma boa opção é o box colorido. Sim, ele existe! A ideia funciona em modelos de canto, do chão até o teto, em portas de abertura articulada ou de abrir, mas, se os vidros forem escuros ou opacos, eles ficam mais interessantes em ambientes espaçosos.

Isso porque os vidros transparentes e claros são excelentes para espalhar a luz pelo banheiro e para aumentar a sensação de amplitude. Já os mais escuros não dão o mesmo efeito. 

Box para banheiro: quanto custa? 

Depende do modelo que você deseja para a sua casa. O mais clássico é o box de vidro temperado incolor, que é ideal para banheiros pequenos: uma altura padrão de 1,90m e custa em média 370 reais. 

Outro bastante comum é o box de vidro temperado de canto em formato de “L”. Com a mesma altura padrão de 1,90m, ele custa em média cerca de 660 reais. 

É importante lembrar que os preços variam de acordo com o tamanho do vão do banheiro, do tipo de vidro, cores, entre outras variações. 

Conseguiu acompanhar as dicas de qual box se encaixa melhor para o seu banheiro? As nossas informações foram importantes para você? Você tinha alguma dúvida que não foi solucionada? Compartilhe conosco a sua opinião! Nós queremos saber! 

 

 

 

Compartilhar
Leave a Comment
Publicado por
Danieli
Tags: Box para banheiro dicas scolhas vidroe