Para quem anda pesquisando, o Vidro Temperado é cinco vezes mais resistente à choques térmicos do que um vidro comum com espessuras iguais. O Vidro Temperado também é considerado como um vidro de segurança. O que você sabe sobre esse tipo de vidro que vem tomando conta da área de arquitetura? Acompanhe em nosso artigo suas principais características!
O Vidro Temperado é sinal de segurança e eficácia para seus projetos
Em caso de quebra total, o Vidro Temperado se fragmenta em pequenos pedaços pouco cortantes, podendo ser removidos com maior facilidade e segurança. Isso se relaciona ao fato de sua resistência ser maior em relação aos vidros comuns, podendo ser utilizado em aplicações estruturais autoportantes, sem a necessidade de caixilhos.
Em relação ao tratamento térmico de têmpera, o Vidro Temperado consiste no aquecimento gradativo do vidro até atingir a temperatura de 700ºC (estado plástico) para ser resfriado bruscamente. Com esse tratamento, o Vidro Temperado passa a ser mais resistente à flexão e passa a suportar diferenças de temperaturas de até 200ºC.
Nós, da ConstruGlass, comercializamos Vidros Temperados fabricados dentro do mais rigoroso controle de qualidade e de acordo com a norma ABNT NBR 14698 – Vidros de Segurança.
Como é feita a fabricação do Vidro Temperado?
Como dissemos, o Vidro Temperado consiste em uma chapa de vidro comum submetida a um processo de aquecimento, À altíssimas temperaturas, seguido por um resfriamento brusco. Assim é produzido um material muito superior ao vidro regular em dureza e resistência sem perder transparência ou cor.
Como o material passa a ser menos maleável, os recortes e furações representam a primeira etapa do processo de temperamento do vidro. Logo após, as lâminas passam passa o forno, onde são aquecidas até cerca de 650 °C e resfriadas com ar pressurizado logo em seguida.
Temperamento do vidro
No temperamento químico, as chapas ganham resistência por meio do choque entre o óxido de sódio do vidro e o nitrato de potássio derretido no qual ele é imerso. Ambos os processos são irreversíveis. Logo, o vidro temperado não pode ser furado ou lapidado. Pois quando quebrado, fragmenta-se em pedaços pequenos, pouco cortantes. Ideal para aplicações que necessitem de durabilidade, resistência e segurança, como os boxes de banheiro.
O que você achou sobre o nosso artigo? Foram interessantes as informações sobre Vidro Temperado? Nos diga!
4 Comentários