Categorias: Casa

Como usar as cores na decoração

Um dos fatores que mais pesam na decoração são as cores. Elas são tão importantes que até contam com um estudo à parte: a chamada teoria das cores. Esse conhecimento é vital para manter a harmonia em seu imóvel.

A maioria das pessoas que não entende de cores costuma escolher as tonalidades ao acaso. Dessa forma, o resultado final se torna visualmente estranho, e pode arruinar toda a decoração.

Os conceitos básicos de teoria das cores, se aplicados na décor, fazem muita diferença. O resultado final fica profissional, os elementos ornam entre si e há harmonia no ambiente.

Neste post vamos apresentar um pouco sobre o estudo das cores, assim como 4 técnicas infalíveis para escolher uma paleta de cores.

Não deixe de ler até o final!

Mapa de conteúdo

Um pouco de teoria das cores

Os olhos humanos foram adaptados através de milhões de anos para enxergar cores. Isso é importante na hora de distinguir o que é comestível e o que é perigoso.

Além disso, conseguir apontar cores diferentes ajuda na hora de caçar — ou de não ser cassado. Uma zebra não enxerga muito bem um leão na vegetação seca, mas um humano faz isso com maestria.

No entanto, as cores possuem um elemento intrigante para nós: elas despertam sentimentos e emoções. Dessa forma, uma boa escolha de cores pode tornar um ambiente bastante agradável.

Os conceitos básicos de teoria das cores têm relação com a Roda das Cores. Lá estão posicionadas, de acordo com o comprimento de onda, as cores mais destacadas para nossos olhos.

A Roda das Cores é composta de cores primárias, secundárias e terciárias. Além disso, nas bordas temos os tons mais fortes e, quanto mais para o centro, os tons vão ficando mais claros.

É importante ter em mente a Roda das Cores durante a leitura deste post!

Decoração monocromática

A decoração monocromática consiste em escolher uma coluna da Roda das Cores e não sair dela. Ou seja, nenhum elemento visual do cômodo — ou do imóvel — pode ser diferente dos tons apresentados na coluna.

Uma coluna bastante utilizada é a diretamente à esquerda da azul primária. Ela é um azul mais claro, puxando um pouco para o ciano-escuro, e acima do verde-água.

A Roda das Cores apresenta 4 linhas para cada coluna de cor, as quais representam os tons principais da cor da borda, e ornam muito bem entre si. Vamos adotar a notação de linhas da seguinte forma: a linha da borda é a quarta, e a linha mais próxima ao centro é a primeira.

Para que a técnica da decoração monocromática dê certo, você tem duas opções: ou usa a tonalidade mais forte como plano de fundo, ou usa a mais clara. Isso garante que o contraste será magnífico, e que as peças ficarão destacadas.

O monocromático orna muito bem com poltronas modernas.

Cores análogas

A técnica de cores análogas é uma estratégia inteligente para não ter problemas com sua paleta de cores.

Em suma, você vai escolher a cor que mais gostou e, em seguida, vai pegar a coluna dessa cor, e ambas as colunas laterais a ela.

Só para exemplificar, se você escolher o amarelo primário como sua referência, use as cores da coluna do verde limão e do amarelo escuro (tom de papelão).

Essa técnica permite contrastes mais interessantes que os encontrados na monocromática. Além disso, paletas criadas dessa forma tendem a ser mais alegres que as demais.

Uma dica importante é distribuir bem as cores e, se possível, usar todas as cores selecionadas.

A beleza das cores complementares

A técnica das cores complementares divide opiniões e pode não ser para todo mundo. De fato, ela tende a chamar mais atenção que as outras técnicas, requerendo cuidados extras na hora do planejamento.

Se as cores forem usadas de forma inadequada — mesmo que seguindo a paleta —, pode haver desarmonia na decoração.

Em suma, essa técnica consiste em escolher uma cor, selecionar sua coluna e, em seguida, selecionar a coluna diretamente oposta à ela.

Como você deve imaginar, ela gera contrastes poderosos, o que pode causar poluição visual, se mal dosado.

Uma regra para evitar isso é: use poucas cores, mas em grande quantidade. Ou seja, não deixe uma cadeira de cada cor, mas sim o conjunto todo, incluindo algumas partes da mesa, na mesma tonalidade.

Decoração com tríades

Por fim, a decoração tríade consiste em utilizar cores obtidas da seguinte forma: selecione uma coluna, pule 3 colunas e pegue a coluna subsequente; em seguida, a partir da última, pule mais 3 e pegue a próxima.

Essa combinação de cores é muito utilizada na Arte Pop, e fica excelente se usada corretamente.

No entanto, tome cuidado com alguns padrões de desenho e cores, pois essa técnica é bastante usada por alguns estabelecimentos — principalmente sorveterias —, o que pode ser algo desagradável.

Gostou das dicas de decoração usando cores? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Como escolher a cor de vidros blindex

Nesse caso, você precisa levar em conta as esquadrias. É recomendado usar blindex na cor verde se as esquadrias forem de cores mais suaves ou neutras, como por exemplo: branco, cinza, prata.

Assim, a sintonia entre as cores fica de acordo. Porém, se as esquadrias tiverem cores mais vivas, nesse caso é indicado um blindex incolor.

Da mesma forma, é importante levar em conta as cores da fachada da casa ou apartamento. Cores mais vivas, blindex incolor.

O que achou deste artigo? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo. Siga a Construção em Vidros também no Facebook.

Compartilhar
Leave a Comment
Publicado por
leticiasaori