Espelhos

Como o uso de espelhos ajuda na decoração do seu lar?

O espelho é um excelente item decorativo para qualquer ambiente da casa. Além da decoração, eles oferecem amplitude e luminosidade aos locais em que são instalados. Com uma vasta variedade de estilos e tamanhos, existem modelos para todos os gostos e bolsos.

Tendo opções de modelos mais simples até os mais sofisticados que podem ser usados como peças coringa para trazer modernidade aos espaços, os espelhos têm o poder de  valorizar as peças do cômodo. Com tantos modelos e tamanhos, separamos algumas dicas de como incluir espelhos na decoração do seu lar. Continue lendo e saiba mais!

Leia também: 5 vantagens da decoração com espelho

Mapa de conteúdo

Vantagens do espelho na decoração

Um espelho pode tanto aumentar sensação de amplitude de um ambiente, como esconder o que não precisa ser mostrado (uma viga ou coluna fora do lugar, por exemplo). Por causa disso, muita gente tem se aventurado na tarefa de decorar os ambientes com espelhos, mas pode pecar pelo excesso e pelo posicionamento. 

Como os espelhos tendem a duplicar tudo, eles podem acabar carregando ambientes com muitos objetos. Além disso, outra finalidade de incluir os espelhos na decoração é que eles ajudam a ampliar o campo de visão do ambiente. 

Você certamente já experimentou uma refeição em uma cozinha em que tinha que olhar para a parede, enquanto um espelho retangular garantiria perspectivas diferentes. O erro mais comum que vemos por aí são modelos pequenos e solitários em paredes grandes e vazias. 

Nesse caso, uma composição seria muito bem-vinda. O uso de espelhos na decoração deve trazer a sensação de amplitude e dividir os espaços.

Abaixo, separamos dicas por cômodos, tamanho e formatos dos espelhos. A dica é moderação, já que espelhos em demasia ou fora do lugar podem trazer desconforto. 

 

 

Ambientes pequenos ficam visualmente maiores
Principalmente em apartamentos, os corredores tendem a ser mais estreitos e nem sempre são compridos. Instalar um espelho na parede do corretor ou do hall de entrada dá a sensação de que o espaço é maior. Isso sem contar a modernidade que o objeto leva.

Espelhos bisotados ou facetados
Se você quer uma decoração mais moderna e minimalista, os espelhos bisotados ou facetados são perfeitos para esse tipo de decoração. Uma boa dica é usar esse espelho na horizontal e colocá-lo em cima de um móvel (que seja do mesmo tamanho da peça). É uma ótima opção para a sala de estar ou para jantar, por exemplo.

Diferencie as molduras e dê personalidade
As molduras levam mais sofisticação e personalidade a qualquer ambiente. Caso você tenha uma sala muito grande, por exemplo, usar uma moldura mais clássica deixa o espaço mais aconchegante e charmoso.

Um toque especial para espelhos no quarto
Usar luzinhas pisca-pisca em torno da moldura do espelho proporciona um ambiente mais aconchegante. Você também pode optar por modelos mais simples para um ambiente clean e aconchegante.

Espelhos pequenos também podem auxiliar na decoração
Usar modelos de espelhos de tamanhos e formatos diferentes deixa a sala bem diferente, mas sem perder seu charme.

 

Decoração com espelhos para cada cômodo

Sala de jantar:

Um modelo de espelho que cubra uma das paredes por inteiro é ideal para alongar o espaço. Se não der para encostar o móvel no espelho, pendure o espelho apenas na parte superior da parede, acima da altura do móvel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quarto:

Por que não investir em peças grandes para aumentar a sensação de amplitude? Atrás da cama ou nos armários, sempre funciona. Apenas, lembre-se de não deixar espelhos virados de frente para a cama, já que isso acaba gerando desconforto na hora de dormir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Banheiro:

Quanto maior, melhor. A bancada da pia precisa de um espelho e, se você seguir a tendência, vai utilizar a parede inteira. Isso deixa o ambiente moderno e maior. Se quiser investir em uma bela moldura, a largura deve ser proporcional a parede. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas

Como falamos anteriormente, o uso de espelhos ajuda a dar uma impressão de amplitude a espaços. No entanto, é preciso se atentar para que se aplique o truque de maneira correta. Confira as possibilidades de formatos, tamanhos e posicionamentos que listamos para ajudá-lo!

1) Ao escolher o lugar em que deseja colocar um espelho, repare também na parede oposta. Busque colocar na direção do espelho todas as peças que você pretende destacar e chamar a atenção. O espelho vai dobrar o tamanho do espaço e dar bastante destaque a ele. Por isso é de grande importância que o que esteja a sua frente seja tão charmoso quanto o próprio espelho;

2) Para ambientes mais carregados e coloridos, prefira as molduras com cores e formas mais discretas;

3) Em ambientes limpos e sóbrios, opte pelos tons mais chamativos;

4)  Ambientes com ar aconchegante e menos modernizado pedem por molduras de madeira;

5)  Para ambientes modernos e elegantes, prefira as molduras de metal;

6)  Para soluções mais versáteis, prefira as molduras de plástico;

7) Para decorar cantinhos esquecidos da casa, como aparadores, opte pelas molduras rebuscadas, de ferro ou de madeira.

 

Dicas de decoração

Sala de estar ou de jantar

Você tem uma parede disponível para colocar um espelho inteiro nele? Se tiver, você ganhará um segundo ambiente na sua sala. A dica aqui é instalá-lo em um ângulo de 90° com o chão em uma parede que possibilite refletir a sala inteira.

Entretanto, se você não tiver paredes disponíveis, não tem problema. Você pode revestir alguns móveis com espelhos ou posicioná-lo atrás da sua TV ou aparador, que tal? Até porque o uso de estantes com espelho ao fundo é cada vez mais comum no mundo da decoração, e você estará fazendo parte dessa tendência.

Além de aplicar o ambiente, esses espelhos também servem para equilibrar o peso do móvel. Isso dá profundidade e destaque aos objetos que você escolher para sua decoração que estarão ali presentes.

Hall de entrada ou corredor

Se sua casa ou apartamento tem um corredor estreito, aproveite para usar diferentes formatos de espelhos em diferentes posições, sem medo.

Quarto 

Um dilema que muitas pessoas enfrentam atualmente é que a grande maioria dos apartamentos estão cada vez menores. Felizmente, é possível ampliá-los com esse elemento chave, que além de versátil, é um item belíssimo para qualquer decoração, estamos falando do protagonista desse artigo: o espelho. 

Para resolver essa questão basta usá-lo em portas de armários. Além de conseguir ampliar o local, irá conferir mais alegria ao ambiente, especialmente se o quarto for bem colorido e iluminado.

Vale a ressalva de que não é legal posicioná-los em frente à cama, pois isso pode gerar desconforto para quem dorme ali. Por isso, para o quarto do casal, por exemplo, opte pelo uso da cabeceira. Lembrando que nesse ambiente da casa ainda é possível explorar diferentes formatos e estilos para o espelho.

Banheiro

A tendência é que os banheiros fiquem cada vez menores e mais funcionais. Usando o espelho em um dos lados do banheiro já garante a ampliação do espaço, mas também é possível aplicá-lo em diferentes ângulos, dobrando a metragem em mais de um lado do ambiente. Até mesmo a porta do banheiro pode ser revestida por um corpo inteiro.

Se a pia estiver disposta em uma área com formato de “U”, aproveite para aplicar o espelho nas 3 paredes e ampliá-lo ainda mais. Uma outra dica é subir o espelho até o teto.

Emoldure seus espelhos

Sabe aquele toque que faltava na sua decoração? Largas, finas, modernas, rústicas, clássicas ou tradicionais, as opções são muitas.

O importante é escolher a mais adequada ao estilo do cômodo onde o espelho será disposto. Ao dobrar o tamanho do espaço, este objeto chama muita atenção para si próprio. Por isso, deve ser um elemento decorativo que converse com o ambiente ao qual se insere.

Formatos de espelho

 


Redondos:

Mais delicados, transmitem um ar de descontração e valorizam um ponto focal;

Quadrados:

Se você quer transmitir uma sensação de organização e formalidade, esses espelhos são ideais;

Retangulares:

Caso a intenção seja passar um ar de tranquilidade em ambientes pequenos, aposte nesse formato.

 

Tamanhos diferentes de espelho

 

 

Pequenos:

Perfeitos para completar a decoração, sem ficar tanto em evidência;

Médios:

Ótimos para quem busca uma sensação de conforto;

Grandes:

Use para ampliar os ambientes pequenos. Para ganhar destaque, invista na moldura e na dimensão.

 

Se você está pensando em renovar a decoração da sua casa, conte com quem é especialista no assunto! A Construção em Vidros conta com vários serviços eficazes e de muita qualidade, incluindo a instalação de espelhos. Para mais informações, entre em contato conosco! 

Compartilhar
Leave a Comment
Publicado por
Danieli
Tags: ConstruGlass espelhos