Muros de vidro estão cada dia mais presentes nas casas e condomínios. Considerado uma das tendências da construção civil, o muro de vidro é uma peça que chegou timidamente e tem sido vez mais utilizada.
Especialmente por conferir um efeito incrível de elegância e sofisticação na fachada do lar, ainda mantém a segurança, sem esconder a bela paisagem por traz dele, além disso não é necessário investir na pintura do muro de vidro.
Muro de vidro, belo e resistente
Uma boa opção para quem deseja fugir totalmente da construção convencional, conferir uma estética residencial moderna e valorizar o imóvel. O muro de vidro substitui perfeitamente os tradicionais muros de alvenaria, sem ficar para trás no critério resistência.
É importante lembrar que, esse tipo de muro pode variar muito, desde altura até a espessura. Tudo dependerá da aplicação que você quer dar para o vidro.
Outro fator que pode ser escolhido por você é a transparência, ou seja as características ficam a sua escolha, pois para fazer parte da decoração deve combinar com a cor de sua casa.
Uma opção bastante utilizada em casas que ficam próximas ao mar, os muros de vidro são escolhidos para não se perder o privilégio da bela vista que a praia proporciona. Afinal ninguém vai à praia para ficar encarando uma parede de tijolo não é?
Cuidados com o muro de vidro
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o cuidado com esse tipo de muro não costuma ser muito grande. Basta mantê-lo limpo com uma frequência moderada para evitar uma aparência feia e descuidada.
Este tipo de muro costuma exigir muito menos reformas e dura muito mais que os muros tradicionais. Porém, para que isso se cumpra, é importante escolher um material de qualidade.
Quem opta por esse modelo pode se aventurar em várias combinações: como o vidro com madeira, vidro com ferro, com paredes de alvenaria, etc. A que mais agradar o morador!
As opções mais utilizadas são: vidros totalmente transparentes, os vidros com acabamento fumê e até mesmo os vidros verdes, que ficam muito bem com alguns tipos de fachadas.
Tipos de vidro
Para que tudo corra bem e a fachada, além de bonita seja também segura, é necessário tomar alguns cuidados.
Contratar uma boa vidraçaria, bem como acompanhar a instalação e verificar previamente as normas e especificações técnicas, são fatores fundamentais e que irão garantir tranquilidade para o morador.
É importante lembrar que não importa o tipo de vidro escolhido, ele precisa ter alta resistência, não somente para garantir a segurança do seu muro, mas principalmente para evitar que os pedestres sofram acidentes. Veja agora algumas opções de vidros mais utilizados nas fachadas:
Vidro Jateado – É o vidro que passa por um processo chamado jateamento, que o deixa com o acabamento fosco. Esse tipo de vidro não permite e plena visibilidade para a rua, nem da rua para o lote, mas garante um acabamento bem diferenciado para o muro.
Vidro Blindado – São aqueles que usam vidro de altíssima resistência, para garantir que o fechamento do seu lote seja íntegro e funcione tão bem quanto um muro de alvenaria ou pedra convencional.
Vidro Temperado – É um tipo que possui grande resistência mecânica e resiste bem a dilatação em diferentes temperaturas. É o indicado em locais com grande amplitude térmica.
Vantagens e Desvantagens
O resultado da escolha e aplicação do muro de vidro é um ambiente totalmente moderno e elegante, porém, assim como todas as escolhas na vida, a decisão de usar muros de vidro precisa ser bem avaliada.
Vantagens
- Moderno;
- Visibilidade (vantajoso em relação a deixar sua casa mais visível e tornar um ponto mais difícil para ladrões agirem);
- O vidro dificulta a escalada;
- Resistência;
- Facilidade de limpeza;
- Dispensa o retoque da pintura;
- Instalação rápida;
- Variedade de cores e modelos.
Desvantagens
- Visibilidade (pode deixar a casa muito exposta e tirar a privacidade dos moradores);
- Custo elevado para instalação;
- Pode favorecer o calor, já que funciona como uma estufa;
- Moda temporal, o que pode fazer com que o muro fique fora de moda.
Dicas para construir muros de vidro
Veja agora algumas dicas para você construir o muro de vidro da sua casa:
- Para que o resultado do muro de vidro para casa fique bonito, é fundamental construí-lo com materiais arrojados e modernos;
- Se o morador vive em um local muito violento, existe a opção de vidros com a função anti-vandalismo, capaz de prevenir disparos de armas;
- O preço do muro de vidro costuma ser superior ao do tradicional muro de alvenaria ou das grades. Uma peça com 5m de largura por 2,20m de altura custa em média R$ 4,6 mil. Por isso vale a pena pesquisar para encontrar o melhor preço aliado à melhor qualidade e segurança;
- Buscar ajuda de um especialista para indicar a melhor opção pode ser o fator que garantirá maior tranquilidade;
- O muro de vidro para casa otimiza o paisagismo, já que não cria bloqueio visual para visualizar o jardim.
- A limpeza dos muros de vidro deve ser realizada apenas com água e sabão neutro.
Depois te ter lido todas essas informações, consulte-nos para a melhor opção para você! Entre em contato conosco e verificaremos juntos a melhor opção!