Vidro

Como escolher o melhor guarda corpo? Veja a seguir!

O guarda-corpo é uma estrutura que pode ser construída usando diversos materiais e possui a finalidade de proteger e proporcionar segurança a lugares que têm desníveis de altura. Um dos exemplos mais comuns dessa estrutura é o guarda-corpo de vidro utilizado em sacadas.

Existem inúmeros tipos de guarda-corpos, que variam conforme seu material e também conforme o seu custo-benefício, como veremos neste artigo. Atualmente, existem diversos modelos feitos desde madeira e aço até vidro, por exemplo.

Se você está pensando em um guarda-corpo para a sua instalação, confira esse texto para escolher com sabedoria, sabendo os tipos e suas características e visando, sobretudo, à segurança de todos que frequentam o local.

Leia também: Envidraçamento de sacadas está relacionado segurança!

Mapa de conteúdo

Quais são os tipos de guarda-corpos?

Existem alguns tipos de guarda-corpos que são mais comuns. Eles são:

  • Guarda-corpo de vidro;
  • Guarda-corpo de alumínio;
  • Guarda-corpo de madeira;
  • Guarda-corpo de inox;
  • Guarda-corpo de ferro fundido;
  • Guarda-corpo de gesso.

Como escolher o melhor guarda-corpos?

1.   Qual a altura ideal?

Antes de escolher qualquer coisa com relação ao guarda-corpos, é preciso analisar a sua altura. Nesse caso, o essencial é que ele tenha no mínimo 1,10 metros, porque medidas superiores a isso podem comprometer sua segurança.

2.   Qual a distância entre as estruturas do guarda-corpos?

O guarda-corpos é uma estrutura constituída por diversas partes. Uma delas é o elemento vertical, responsável por dar suporte e mantê-lo numa posição mais adequada e a outra parte são os elementos horizontais, que se ligam e formam uma espécie de moldura.

A distância entre essas partes não pode ser maior que 9 cm, evitando assim que acidentes possam acontecer.

3.   Existem partes escaláveis?

Para garantir a segurança das pessoas que frequentam o local, o modelo ideal de guarda-corpos é aquele que não apresenta nenhuma parte escalável. Portanto, se a sua estrutura tiver elementos que possam servir de apoio para mãos, pés e joelhos, essa não será a opção correta e nem a mais segura para escolher.

4.   De que material ele é feito? 

O guarda-corpo pode ser constituído dos mais diversos materiais. No entanto, deve-se optar por um material que favoreça a segurança e, ao mesmo tempo, combine com a arquitetura do imóvel. Atualmente, o material mais utilizado para o fechamento de sacadas, fechadas ou mezaninos é o vidro, porque ele dá mais simplicidade e resistência ao ambiente.

Para garantir essas características, além da obrigatória segurança do ambiente, prefira sempre o guarda-corpos de vidro temperado ou laminado, porque ele também dificulta uma possível escalada. Além disso, seu efeito translúcido não compromete a sensação de espaço aberto e pode ser combinado com uma série de outros materiais.

5.   Ele agrega valor ao ambiente?

Como mencionamos anteriormente, é importante que o guarda-corpos combine com outros materiais para valorizar mais o design da sacada ou do mezanino, por exemplo. Hoje em dia, é possível ver frequentemente elementos de metal combinados com madeira num guarda-corpos de vidro, por exemplo.

Há também quem prefira os outros materiais já citados anteriormente, como inox, alvenaria e outros.

Conte com um especialista!

Antes de começar a construir o seu guarda-corpos, conte sempre com as orientações de um engenheiro, que vai lhe fornecer as orientações necessárias para escolher uma estrutura durável, segura e de fácil manutenção.

Por isso, conte com a nossa equipe para escolher o melhor guarda-corpos, respeitando sempre a norma NBR 14.718 de 2008, que diz respeito a medidas e à proteção das sacadas. Entre em contato conosco para saber mais.


Se você achou que esse artigo foi útil deixe seu comentário e compartilhe!

Compartilhar
Leave a Comment
Publicado por
Danieli